Ecobloco

» Piso Verde: Ecograma o Piso Drenante

 

O piso drenante surgiu com a necessidades dos grandes centros urbanos de manter a permeabilidade do solo nas áreas construídas, a Ecobloco adicionou qualidade, padrão, acabamento rústico e resistência ao seu produto chamado de Ecograma.

Conhecido também por piso verde, pisograma e cobograma, o piso Ecograma é uma peça de pavimento intertravado vazada e anti-derrapante que possibilita a drenagem da água e o confinamento da grama ou até mesmo de outros materiais como pedra, areia, argila expandida, etc. Seguindo o mesmo processo de fabricação e instalação do piso intertravado Ecobloco, ganhou destaque na construção civil devido ao apelo ecológico e está sendo largamente utilizado no mundo todo, outra característica importante é a de aliar beleza com flexibilidade arquitetônica, podendo ser utilizado nas mais diversas paisagens (comerciais, históricas, industriais, residenciais ou de laser) e ainda combinado com outros pisos, mantendo um boa relação harmônica.

Além da drenagem o piso Ecograma também protege a grama do pisoteio, afundamento e do rastro de rodas provocado pelos veículos, é fabricado com matéria prima abundante na natureza, o processo não gera resíduo ou a queima de combustível, é fácil de aplicar, de reaproveitar as peças, é bonito e bastante durável. Mas o piso ecológico também tem desvantagens que é bom conhecer para evitar o uso indiscriminado:

- Em algumas regiões requer que a grama seja irrigada frequentemente, tornando-o antiecológico. Grandes áreas requerem um volume grande de água para irrigação, neste caso melhor substituir a grama por pedra, cascalhinho, etc. O ideal é investir no reaproveitamento da água para utilizar na irrigação.

- Desconforto de acessibilidade: o vazado do piso é um buraco que proporciona desconforto para pessoas com necessidades especiais, bem como para idosos. Também pode ser um problema para o salto dos sapatos femininos, pode gerar desequilíbrio, levar a queda e/ou danificar o salto. Requer um pouco mais de cuidado na locomoção.

- Não é recomendado em áreas de laser de crianças ou pátios de escolas de educação infantil, o canto vivo do vazado pode provocar ferimentos em caso de queda, bem como um possível desnível no preenchimento do vazado pode prender um pezinho de criança.

- Indicado apenas para estacionamentos de veículos leves e transito de pedestres, o vazado diminui a resistência comparado ao piso intertravado tradicional que suporta muito mais carga.

- Não é indicado para o estacionamento de motos, pois o pé de estacionamento precisa ficar equilibrado na parte de concreto, um esbarrão na moto pode desliza-lo para o vazado causando a queda.

- Requer manutenção da grama para evitar um efeito estético contrário.

- As peças devem ser  fabricadas por vibro-prensa que garantem maior resistência e durabilidade.

- Contrate profissionais experientes e qualificados para aplicação do produto, solicite referências de outras obras.

Quando vamos planejar a utilização deste revolucionário piso verde deve-se ter não apenas a consciência ecológica, mas conhecimento sobre o produto para explorar ao máximo os benefícios, evitar aborrecimentos futuros e deixar de lado modismos, por incrível que pareça existem aplicações indevidas ou situações em que o piso intertravado seja mais indicado.

Luimar Tiepolo
Diretor Ecobloco
luimar@ecobloco.com.br

Ecobloco Ind. Com. de Blocos Ltda - Todos os direitos reservados © 2010
Site desenvolvido pela AcadeOne